Processo de Aprendizagem de Kolb


Processo de Aprendizagem de Kolb

Como aprendemos de verdade? Descubra o ciclo que transforma experiências em sabedoria!


Você já se perguntou por que algumas pessoas aprendem melhor fazendo, outras observando, e algumas preferem planejar tudo antes de agir? 

modelo de aprendizagem de David Kolb é uma das teorias mais respeitadas na área da educação e psicologia e pode explicar isso de forma clara e envolvente. Ele mostra que aprender é um processo cíclico, baseado em experiências reais, reflexão, conceitos e aplicação prática.

Neste artigo vamos explorar passo a passo o que é o CICLO DE APRENDIZAGEM DE KOLB, os estilos de aprendizagem que dele derivam e como você pode usar isso para estudar melhor, ensinar com mais eficiência ou até mesmo crescer profissionalmente!



O QUE É O MODELO DE KOLB?

David Kolb, psicólogo educacional, propôs em 1984 uma teoria revolucionária chamada Experiential Learning Theory (ELT) – ou Teoria da Aprendizagem Experiencial. Seu princípio fundamental é:

"Aprender é o processo pelo qual o conhecimento é criado através da transformação da experiência."

Em outras palavras: você aprende quando vive algo, reflete sobre aquilo, entende o que aquilo significa e depois aplica esse entendimento em novas situações.


O CICLO DO APRENDIZAGEM DE KOLB (EM QUATRO ETAPAS)

Kolb dividiu o processo de aprendizagem em quatro fases sequenciais, formando um ciclo contínuo. Cada fase é essencial e interconectada com a próxima. São elas:

1. EXPERIÊNCIA CONCRETA;

2. OBSERVAÇÃO REFLEXIVA;

3. CONCEITUALIZAÇÂO ABSTRATA;

4. EXPERIMENTAÇÃO ATIVA.


Vamos conhecer melhor cada uma delas:


1. EXPERIÊNCIA CONCRETA (CONCRETE EXPERIENCE)

“Eu vivo, eu sinto.”


Nesta etapa, o indivíduo participa ativamente de uma situação: um experimento, uma atividade, uma conversa, uma simulação, etc. É a vivência pura, sem julgamento ou análise.

Exemplo: você faz um atendimento difícil no trabalho ou participa de uma dinâmica em grupo.

Chave: "Aprender fazendo!"


2. OBSERVAÇÃO REFLEXIVA (REFLECTIVE OBSERVATION)

“Eu penso sobre o que aconteceu.”


Depois da vivência, é hora de refletir sobre ela. O que deu certo? O que não deu? Como você se sentiu? O que outras pessoas fizeram?

Essa etapa exige olhar a experiência com atenção crítica.

Chave: "Observar e aprender com os próprios erros (e acertos)!"


3. CONCEITUALIZAÇÃO ABSTRATA (ABSTRACT CONCEPTUALIZATION)

“Eu entendo.”


Agora o indivíduo procura entender teoricamente o que viveu. Isso pode envolver regras, teorias, princípios, conceitos. É quando você começa a organizar mentalmente o que aprendeu e buscar explicações ou estruturas lógicas para a experiência.

Chave: "Transformar a vivência em conhecimento!"


4. EXPERIMENTAÇÃO ATIVA (ACTIVE EXPERIMENTATION)

“Eu aplico.”


Com base no que aprendeu e entendeu, o indivíduo agora testa esse conhecimento em novas situações. Tenta fazer diferente, agir de modo mais eficaz, propor mudanças.
É a fase da prática transformadora.

Chave: "Aprender para agir melhor!"



O CICLO NÃO PARA!

O mais interessante é que esse ciclo nunca se encerra. A aplicação prática leva a novas experiências, que geram novas reflexões, novos entendimentos e mais ações.

É um ciclo infinito de evolução!

EXPERIMENTO → REFLEXÃO → ENTENDIMENTO → AÇÃO → NOVO EXPERIMENTO...



ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE KOLB

A teoria de Kolb também define quatro estilos principais de aprendizagem baseados nas preferências individuais de como cada pessoa se relaciona com o ciclo. Veja com qual você mais se identifica:


1. DIVERGENTE;

2. ASSIMILADOR;

3. CONVERGENTE; 

4. ACOMODADOR.


1. DIVERGENTE

Forte em: sentir e observar.

Une a "Experiência Concreta" e a "Observação Reflexiva".

Pessoas criativas, empáticas e boas em ver uma situação sob múltiplas perspectivas. Aprendem melhor com experiências concretas e reflexão.

Áreas comuns: arte, comunicação, psicologia.

Palavras-chave: “Eu sinto e analiso.”


2. ASSIMILADOR

Forte em: pensar e observar.

Une a "Observação Reflexiva" e a "Conceitualização Abstrata".


Apreciam ideias, teorias e modelos conceituais. Preferem refletir sobre observações e aprender de maneira lógica e teórica.

Áreas comuns: ciências, pesquisa, engenharia.

Palavras-chave: “Eu entendo antes de aplicar.”


3. CONVERGENTE

Forte em: pensar e fazer.

Une a "Conceitualização Abstrata" e a "Experimentação Ativa".


Pessoas práticas, racionais, que gostam de resolver problemas e testar ideias. Aprendem melhor com conceitos que podem ser aplicados diretamente.

Áreas comuns: tecnologia, matemática, negócios.

Palavras-chave: “Eu entendo e ajo.”


4. ACOMODADOR

Forte em: sentir e fazer.

Une a "Experimentação Ativa" e a "Experiência Concreta".


Aventureiros, intuitivos, gostam de aprender na prática, mesmo que errem. São adaptáveis e gostam de experimentar.

Áreas comuns: vendas, ação social, esportes.

Palavras-chave: “Eu faço e aprendo depois.”




Direitos da imagem: researchgate.net


Conclusão

O ciclo de Kolb é mais do que uma teoria: é uma filosofia de vida!
Aprender não é apenas acumular conhecimento, mas transformar experiências em crescimento.
Use esse modelo para estudar, trabalhar, se relacionar, se reinventar!

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