NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO


NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO 🚚📦📈

Editor: Diogo Andrade



nível de serviço logístico representa o grau de desempenho da logística em atender às necessidades e expectativas dos clientes. Ele é essencial para garantir a qualidade da entrega, o prazo prometido, a disponibilidade dos produtos e a eficiência do atendimento.


Em outras palavras: é o quanto a logística contribui para a experiência positiva do cliente na hora da compra.


PRINCIPAIS DIMENSÕES DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO:

1. DISPONIBILIDADE DE PRODUTO ✅

  • Está o produto disponível para entrega imediata?

  • Quanto maior a taxa de disponibilidade, menor a chance de perda de vendas.
    Exemplo: estoque alinhado com a demanda evita o temido "produto indisponível".


2. TEMPO DE ENTREGA ⏱️

  • É o intervalo entre o pedido e o recebimento.

  • Deve ser rápido, preciso e dentro do prazo prometido.
    Clientes valorizam agilidade e pontualidade.
    Prometeu entregar em 2 dias? CUMPRA!


3. CONFIABILIDADE 🔒

  • Capacidade de entregar corretamente (sem erros, avarias ou trocas) e no tempo certo.

  • A confiança do cliente na marca aumenta com a constância da qualidade logística.


4. FLEXIBILIDADE 🔄

  • Capacidade de se adaptar a situações imprevistas, como:

    • Alterações de endereço

    • Mudanças no pedido

    • Entregas urgentes


Empresas com logística flexível saem na frente da concorrência!


5. APOIO PÓS-VENDA ☎️📧

  • Um bom nível de serviço também envolve suporte após a entrega:

    • Atendimento de reclamações

    • Trocas ou devoluções

    • Acompanhamento da satisfação do cliente


Um pós-venda eficaz fecha o ciclo com excelência!


IMPORTÂNCIA DO NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO NAS VENDAS 💰

  • Aumenta a satisfação e fidelização do cliente

  • Reduz o número de devoluções e reclamações

  • Melhora a imagem da empresa

  • Gera vantagem competitiva


DICA DE OURO ✨

O vendedor também precisa entender o nível de serviço logístico da empresa para não prometer o que não pode ser entregue. Alinhar o discurso de vendas com a capacidade real de entrega é essencial para evitar frustrações!

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