PROSPECÇÃO DE VENDAS


PROSPECÇÃO DE VENDAS 📞🚪👀

prospecção de vendas é a etapa inicial e fundamental do processo comercial. Seu principal objetivo é identificar e qualificar potenciais clientes, ou seja, pessoas ou empresas que possam estar interessadas no produto ou serviço oferecido. Sem prospecção, não há clientes. Sem clientes, não há vendas!


PRINCIPAIS TÉCNICAS DE PROSPECÇÃO:

1. CORRENTE CONTÍNUA 🔄

prospecção em corrente contínua é aquela feita de maneira constante e sistemática. O vendedor está SEMPRE em busca de novos clientes, mesmo enquanto atende os já existentes.

Vantagem: mantém o funil de vendas sempre abastecido.

Dica: reserve um horário fixo do seu dia para prospecção!



2. COLD CANVASSING ❄️📋

Também chamada de prospecção fria, essa técnica envolve abordar possíveis clientes sem contato prévio. Pode ser feita por:

  • Cold calling (ligações telefônicas frias)

  • Visitas presenciais

  • E-mails ou mensagens diretas


Desafio: grande chance de rejeição.

Solução: tenha um roteiro bem preparado e seja objetivo!



3. OBSERVAÇÃO PESSOAL 👀📝

Consiste em observar comportamentos, necessidades e hábitos dos potenciais clientes no ambiente em que eles estão inseridos. Pode ocorrer em:

  • Feiras e eventos

  • Redes sociais

  • Visitas de campo
    Essa técnica exige atenção, sensibilidade e análise.


Desafio: Essa técnica exige atenção, sensibilidade e análise.

Dica: anote tudo que puder ajudar a lpersonalizar sua abordagem 


4. CENTROS DE INFLUÊNCIAS 🧠👥

São pessoas que influenciam a decisão de compra dos prospects, mesmo que não sejam compradores diretos. Exemplos:

  • Líderes comunitários

  • Influenciadores digitais

  • Especialistas em determinado nicho


Estratégia: construir relacionamentos com esses centros pode abrir portas valiosas!



5. ASSISTENTE DE VENDAS 🤝📊

É o profissional que apoia o vendedor em tarefas operacionais e, muitas vezes, também na prospecção inicial.
Suas funções podem incluir:

  • Qualificar leads

  • Marcar reuniões

  • Atualizar sistemas de CRM

Benefício: o vendedor ganha mais tempo para focar a negociação e fechamento!


DICA FINAL ✅

A prospecção deve ser vista como uma atividade estratégica e contínua, e não como algo esporádico.
Vendedores de alta performance são aqueles que mantêm o radar sempre ligado, buscando novas oportunidades onde ninguém mais está olhando.

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