PROMOÇÃO OU COMUNICAÇÃO (PROMOTION)
5. PROMOÇÃO OU COMUNICAÇÃO (PROMOTION)
5.1 Definição de Promoção
A Promoção, também conhecida como Comunicação de Marketing, é o conjunto de atividades que visam informar, persuadir e lembrar o consumidor sobre os produtos ou serviços da empresa.
Tem como objetivo influenciar o comportamento do consumidor, reforçar a imagem da marca e estimular as vendas.
Importante para concursos: Promoção = Comunicação com o mercado.
5.2 Funções da Promoção
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Informar: divulgar a existência, características e benefícios do produto.
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Persuadir: influenciar na decisão de compra.
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Lembrar: manter o produto na mente do consumidor.
Exemplo: campanhas publicitárias que reforçam slogans famosos.
5.3 Mix de Comunicação (Ferramentas Promocionais)
O Mix de Comunicação é composto por várias ferramentas que podem ser utilizadas de forma isolada ou integrada.
As principais são:
a) Propaganda (Publicidade)
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Comunicação não pessoal, paga, feita por um patrocinador identificado, veiculada por meios de comunicação de massa.
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Ex.: comerciais de TV, anúncios em revistas, outdoors.
Características:
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Alcance massivo.
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Controle sobre a mensagem.
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Alto custo.
Dica de prova: Propaganda é não pessoal e paga.
b) Promoção de Vendas
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Incentivos de curto prazo para estimular a compra ou venda de um produto.
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Ex.: cupons, amostras grátis, descontos relâmpago.
Objetivos:
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Aumentar as vendas rapidamente.
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Acelerar a decisão de compra.
Importante: visa impacto imediato!
c) Relações Públicas (RP)
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Conjunto de ações para construir e manter uma boa imagem institucional.
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Ex.: eventos beneficentes, ações sociais, assessoria de imprensa.
Características:
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Comunicação mais indireta e credível.
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Foco na imagem e reputação da empresa.
d) Venda Pessoal
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Comunicação pessoal entre vendedor e cliente, com objetivo de vender e/ou manter um relacionamento.
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Ex.: visitas de representantes comerciais.
Características:
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Comunicação direta.
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Personalização.
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Feedback imediato.
Dica: Venda pessoal é a única ferramenta que permite interação imediata.
e) Marketing Direto
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Comunicação direta com o consumidor, visando uma resposta imediata.
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Ex.: e-mail marketing, telemarketing, catálogos.
Vantagens:
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Segmentação precisa.
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Mensuração de resultados.
f) Marketing Digital
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Uso de mídias digitais e internet para promover produtos e interagir com consumidores.
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Ex.: redes sociais, sites, anúncios pagos online.
Importância crescente: devido à popularização da internet e do uso de smartphones.
5.4 Processo de Comunicação de Marketing
O processo envolve elementos-chave:
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Emissor: quem envia a mensagem (empresa).
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Mensagem: o conteúdo transmitido.
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Canal: meio pelo qual a mensagem é enviada (TV, internet, rádio).
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Receptor: quem recebe a mensagem (consumidor).
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Resposta: reação do consumidor.
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Feedback: retorno do consumidor à empresa.
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Ruído: interferências que podem distorcer a mensagem.
Dica: saber identificar cada elemento é muito cobrado em concursos.
5.5 Estratégias de Comunicação
a) Estratégia de Empurrar (Push)
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Foco em estimular os intermediários (atacadistas, varejistas) a distribuir e vender os produtos.
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Uso intenso de venda pessoal e promoções de vendas.
Exemplo: bonificações para vendedores que atingirem metas.
b) Estratégia de Puxar (Pull)
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Foco em estimular a demanda direta dos consumidores.
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Utiliza-se de propaganda e promoção de vendas para criar demanda, fazendo com que o consumidor "puxe" o produto do canal.
Exemplo: campanhas publicitárias que geram desejo no consumidor.
Resumo rápido:
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Push: força a distribuição.
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Pull: atrai o consumidor.
5.6 Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
Conceito que defende a integração e coerência de todas as ações de comunicação, para transmitir uma mensagem consistente ao público.
Vantagens:
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Fortalecimento da marca.
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Maior impacto nas ações.
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Redução de custos.
Resumo da Parte 5:
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Promoção visa informar, persuadir e lembrar.
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Composta por ferramentas como propaganda, promoção de vendas, relações públicas, venda pessoal e marketing direto.
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Envolve um processo de comunicação com elementos fundamentais.
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Estratégias podem ser push ou pull.
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A Comunicação Integrada de Marketing busca transmitir mensagens coerentes.
ENCERRAMENTO DO TEMA: MIX DE MARKETING
Agora você estudou, de forma completa, os 4 P’s do Marketing:
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Produto: o que oferecer.
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Preço: quanto cobrar.
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Praça: onde e como disponibilizar.
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Promoção: como comunicar.
Esse tema é essencial nas provas de conhecimentos bancários, vendas e marketing.